(11)

Ultrassom

O ultrassom consiste em produzir ondas sonoras acima de 20.000 Hz, uma frequência muito superior ao limite audível por um ser humano. Os aparelhos que realizam esse exame utilizam a produção das ondas sonoras longitudinais, que são capazes de ultrapassar matérias e de interagir com tecidos, para mostrar as suas características, possibilitando a obtenção de imagens, ou ultrassonografia (frequência que varia entre 1 e 10 MHz).

Além disso, o ultrassom é utilizado em procedimentos médicos, aplicado para a primeira avaliação das condições dos órgãos internos, tendo algumas variações para análise de pontos específicos, sempre de forma simples, inofensiva e indolor. A energia produzida pela vibração da matéria, por intermédio das ondas sonoras mecânicas, é o que forma as suas propriedades básicas, tais como:

  • A propagação através de líquidos, sólidos e tecidos;
  • Reflexão e refração nas interfaces, onde acontece uma mudança na interface;
  • Apresenta diferentes velocidades de propagação.

O exame de ultrassom é realizado na superfície da região mais próxima do órgão que será avaliado, sendo que os resultados podem sair em imagens 2D e 3D, para, em um segundo momento, serem avaliados por profissionais da área, como os radiologistas, que são os responsáveis por produzirem os laudos aos pacientes, ou para médicos de outras especialidades, como parte complementar de um procedimento.

Entenda como funciona o ultrassom

Com sede em São Paulo, a Avante Medicina Diagnóstica conta com laboratórios especializados para a realização de diversos testes clínicos, como o ultrassom, por exemplo, sempre com o intuito de atender os problemas específicos de cada paciente. Saiba mais!

.